Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro


Pages Navigation Menu

Nossas Línguas

Na nossa região, existe uma grande diversidade cultural linguística com mais de vinte línguas pertencentes a quatro famílias linguísticas: Tukano Oriental, Aruak, Maku e Yanomami (saiba mais). Algumas dessas línguas, como o tukano e o baniwa têm muitos falantes. Porém outras como o tariana e o dow, são faladas por poucas dezenas de pessoas. É comum no rio Negro falar várias línguas indígenas, além é claro, do português e do espanhol por estarmos em faixa de fronteira. Existem também aquelas etnias que deixaram de falar suas línguas de origem, adotando por sua vez, outras línguas, como é o caso dos Tariana no Uaupés, que atualmente falam tukano; ou dos tukano que foram para o médio rio Negro e adotaram o nhengatú. No município de São Gabriel da Cachoeira, três das línguas mais faladas na região foram co-oficializadas pela Lei Municipal nº 145/2002, sendo elas: tukano, baniwa e o nhengatú.

Assista nesse vídeo, uma pequena amostra da grande diversidade linguística da nossa região

Veja no quadro abaixo detalhes da nossa diversidade linguística. Clique no quadro para ampliar. 

 Fonte: Cabalzar, Aloísio.; Ricardo, Carlos A.: Povos Indígenas do alto e médio Rio Negro: uma introdução à diversidade cultural e ambiental do noroeste da Amazônia Brasileira. São Paulo: Instituto Socioambiental; São Gabriel da Cachoeira: Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, 1998.

 

No Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Nós Indígenas do Rio Negro | Foirn - [...] Negro, somos 22 povos indígenas falantes de línguas das famílias Tukano Oriental, Aruak e Maku (saiba mais). A nossa…