Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro


Pages Navigation Menu

Nossa Música

Meninos tuyuka com flauta de cariço

A música indígena do rio Negro faz parte do vasto universo cultural dos nossos povos. É uma prática importante para as atividades culturais de socialização nas nossas comunidades, especialmente durante as festas e cerimônias.

Também existem músicas que cantamos e tocamos em momentos específicos, como as músicas para ninar crianças, ou quando homenageamos ou sentimos saudades de alguém. O contato com os não-indígenas ao longo dos anos, fez com que muitos dos povos esquecessem parte das suas músicas e canções tradicionais. Porém desde a sua fundação, a Foirn, junto com seus parceiros, vem se desenvolvimento projetos de revitalização e valorização da música indígena do rio Negro. Muito já foi revitalizado e hoje podemos ver crianças, jovens e adultos tocando cariços, japurutus, mawacos, kaapiwaya e outros.

Imagens de alguns dos nossos instrumentos musicais tradicionais:

Para ouvir e dançar

Escute abaixo gravações de músicas tuyuka realizadas na comunidade de São Pedro, do alto rio Tiquié e captadas pela equipe de áudio do TAIS-Técnicos em Áudio Indígenas (João Fernandes, Josival Rezende e Adelson Marques Meira) do projeto Pontão de Cultura/Centro de Referências Culturais do Rio Negro.

Atiditare usa yaretia – Música na língua tuyuka. Os cantores são Solange e Arimateia, alunos do ensino médio da Escola Indígena Tuyuka. O instrumento usado é a maraca.

Atiditare usa yaretia

Ikiga – Na língua tuyuka Ikiga significa dança do Inajá. Os cantores são Pedro, Antônio e Guilherme. Os instrumentos musicais usados para esta música são a buzina, flauta, tamborina, bastões e chocalhos. Essa dança é praticada durante festas de dabucuri, onde trocamos presentes entre nosso grupos.

Ikiga

Ikiga (continuação)

Mu Kari Kuarihaña – Na língua tuyuka significa “não fique brava”. Os cantores são alunos do primeiro ciclo da Escola Indígena Tuyuka Utapinopona.

Mu Kari Kuarihaña